Drº. VITOR SANTOS PINTO

O Dr. Vitor Santos Pinto Ficou como arrendatário e Director do  "INSTITUTO DE SANTO ANTÓNIOdesde 1934 a 1945

DR. VITOR SANTOS PINTO
E ESPOSA
D. MARIA LUIZA SÁ VIANA DA SILVA FEYTOR


O Dr. Vitor Santos Pinto e Esposa tiveram quatro filhos



INSTITUTO DE SANTO ANTÓNIO
OU
"ISA VELHO"


Na altura faziam parte do corpo de professores:
Artigo digitalizado e enviado pelo colega
"Dr. Francisco Goulão"

Foi durante a vigência do Dr. Vitor Santos Pinto a iniciativa da fundação de um jornal dedicado ao Colégio, cuja primeira e única edição se insere:

Digitalizações enviadas pelo colega
"Dr. Francisco Goulão"

 

Em 1945, o Dr. Vitor Santos Pinto, após sua filha "Manuela Feytor Pinto"   ter completado  o sexto ano do Liceu (naquela altura o exame era no 6º ano), resolveu ir para Coimbra onde fundou um novo estabelecimeto de ensino, "Colégio de São Paulo".

Assim, vendeu o "ISA - INSTITUTO DE SANTO ANTÓNIO" aos Dr. Francisco José Palmeiro e Dr. Nunes da Cruz, ficando estes como proprietários e sendo o lugar de  Director rotativamente exercido por ambos.


Para quem tiver curiosidade sobre este assunto, deve consultar o livro "Na Sombra do Poder", escrito pelo Dr. Pedro Feytor Pinto e onde ele conta a história da família, as suas leituras de infância e juventude, com quem se deu em Castelo Branco e depois em Coimbra, os primores de educação que recebeu, o nome das tias e dos primos, os filmes que viu, como se precessou a sua formação de liberal. Em Coimbra, foi cineclubista e fez parte da Tuna, continuou a fazer amizades.



A Edilidade de Castelo Branco, na pessoa do Sr. Joaquim Morão, Presidente da Câmara Municipal, atribuiu o nome de uma rua ao distinto Professor




Sem comentários:

Enviar um comentário